⁠⁠⁠Newsletter Cidade Bem Tratada - NR. 1

19 e 20 de junho, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre

insert alt text here

Seminário terá espaço para trabalhos acadêmicos

A 6ª edição do Seminário Cidade Bem Tratada, que ocorre nos dias 19 e 20 de junho, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, também terá um Espaço Acadêmico. No saguão do teatro, pesquisas e projetos sobre os temas abordados no evento poderão ser conferidos. Entre as universidades que estarão expondo estão Faculdade Dom Bosco, Univates, PUC/RS e UERGS.

As inscrições gratuitas para o seminário já estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento: http://www.cidadebemtratada.com.br até o dia 18 de junho, conforme a capacidade de lotaçõo do teatro. O Cidade Bem Tratada irá debater quatro temas: gestão de resíduos sólidos, drenagem, tratamento e aproveitamento de efluentes e energias alternativas.

Inscreva-se →
insert alt text here

Ana Paula Bernardes é gerente de Projetos de Embalagem da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), entidade que reúne as indústrias fabricantes de vasilhames de vidro. A profissional avalia que o grande problema dos resíduos no Brasil não está na reciclagem, mas na recuperação dos materiais para o processo, o que envolve, necessariamente, a coleta seletiva. Esta, no entanto, ainda é incipiente no Brasil. De 2010 para cá, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a coleta seletiva teve o significativo crescimento de 50% no Brasil, saltando de 1% para 1,5%. "Esse índice é risível para um país com as dimensões do nosso", reclama Ana Paula. Ela complementa a informação: "Muito desse crescimento deve-se aos índices das regiões Sul e Sudeste".

Leia mais →
insert alt text here

Moderna em termos de exigências e demandas, mas sem indicar como serão gerados os recursos para custear as ações práticas. Assim, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é classificada pelo administrador de empresas, engenheiro químico e químico industrial Odilon Gaspar Amado Júnior. "Uma definição mais clara sobre a origem dos recursos ajudaria a tirar a lei do papel", garante. Diretor regional Sul da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), Odilon é um dos convidados para o painel Consequências da má gestão dos resíduos sólidos, marcado para a tarde de 19 de junho, primeiro dia do Cidade Bem Tratada

Leia mais →