Palestrantes - Edição 2021

Painel I
A Cidade e sua Relação com a Natureza: Simbiose necessária para a sustentabilidade e diante as mudanças climáticas
Palestrantes:

Cecilia Herzog

É paisagista urbana, professora da graduação e coordenadora da Pós-Graduação em Paisagismo Ecológico: planejamento e projeto da paisagem da PUC-Rio. É palestrante, escritora, especialista e consultora em urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza.

Ver Entrevista

Maria Carmem

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é bióloga da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, atuando principalmente nos seguintes temas: Criação de Unidades de Conservação da Natureza; Gestão de Unidades de Conservação; Elaboração de Planos de Manejo participativo; Monitoramento de fauna silvestre; Controle de espécies exóticas invasoras em áreas protegidas; Manejo de erosão em trilhas de áreas protegidas; Método de consenso em reuniões comunitárias.

Ver Entrevista

Marcelo Luis Kronbauer

Engenheiro Ambiental e Mestre em tecnologias ambientais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) atua como consultor ambiental e Professor na Universidade do Vale do Taquari - Univates e Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Doutorando do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH – UFRGS) onde participa do Grupo de pesquisa em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (GESPLA).


Adalberto Maluf

Adalberto Maluf é Bacharel em Relações Internacionais e Mestre em Economia Política Internacional (MSc) pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP). Adalberto Maluf é presidente da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos) e membro dos conselhos da ABSOLAR (Associação Brasileira da Energia Solar Fotovoltaica) e da ABGD (Associação Brasileira da Geração Distribuída). Adalberto é diretor de marketing, sustentabilidade e novos negócios da gigante de energia limpa e mobilidade elétrica BYD (Build Your Dream) de 2014 a 2020 com sede em Campinas. Antes da BYD, Adalberto trabalhou na Prefeitura de São Paulo entre 2006 e 2007 (Secretarias de Relações Internacionais e Meio Ambiente) e foi diretor da Fundação Clinton (Clinton Climate Initiative) em parceria com a da Rede de Cidades C40 (Large Cities Climate Leadership Group) entre 2007 a 2014.


Painel II
A Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Novo Marco Regulatório do Saneamento
Palestrantes:

Caroline Morais

Geógrafa, pela FFCLH/USP, com especialização em Relações Governamentais, pela FGV, e aluna na pós-graduação da EACH/USP no departamento de Gestão de Políticas Públicas. Coordenadora de relações institucionais na Associação das Indústrias de Vidro (Abividro). Atualmente gerencia a agenda de sustentabilidade e comunicação institucional na Abividro, desenvolvendo projetos que promovam a logística reversa de vidro.

Ver Entrevista

Flávia Burmeister Martins

Auditora pública externa do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, com atuação na área de saneamento ambiental. Doutora em Geotecnia e coordenadora da Regional Sul da ABES na temática de resíduos sólidos.

Gabriela Otero

Geógrafa e Mestre em Ciências (2010), ambos pela Universidade de São Paulo, desde 2013 atua como Coordenadora Técnica da ABRELPE. Nela, é responsável pelas publicações de conteúdo técnico, como o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, e pela gestão dos projetos de cooperação internacional, como o Lixo Fora D'Água e o Programa Estratégias Municipais para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Possui treze anos de experiência na área de consultoria e assessoria ambiental, dos quais dois anos foi assessora técnica de projeto de cooperação internacional financiado pela Agencia Española de Cooperación Internacional y Desarrollo (AECID).